Mancada da NASA

Em abril de 2003 o oficial de ciências Don Pettit abordo da Estação Espacial Internacional (ISS) registrou uma foto do céu na qual acreditou ter fotografado o planeta Mercúrio sobre o horizonte terrestre logo após o pôr-do-sol visto do espaço.
A NASA possui uma página onde coloca curiosidades e fotos interessantes feitas a partir da ISS e no dia 6 de maio de 2003 publicou a foto:

Space Station Science Picture of the Day

Foto original

Examinado mais atentamente a foto verifiquei a presença de pequenos pontos que pareciam ser estrelas e resolvi, só de curiosidade, investigar quais seriam estas estrelas. Aumentei o brilho e contraste até que as estrelas aparecessem melhor:

Foto com mais brilho

Para minha surpresa, verifiquei que as estrelas formavam a conhecida figurra da constelação do Touro e o ponto mais brilhante que era identificado como Mercúrio era na verdade a estrela Aldebarã, alfa de Touro, uma estrela gigante vermelha. Tanto Don Pettit quanto o pessoal de Terra cometeram um erro.

Simulação com software Cartres du Ciel

Mas a coisa não para por aí. Eu verifiquei que Mercúrio anida não havia alcançado a constelação de Touro nesta época do ano e portanto não poderia estar presente nesta parte do céu. Resolvi escrever para os responsáveis pela página da NASA referente à publicação desta foto. Vejam a troca de correspondência:


Subject: En:Mercury
To: "phillips" 
Cc: "sng.curator" 
Cc: "catherine.e.watson" 
Cc: "ron.koczor"  

Dear Sirs,

the picture below is actualy Aldebaran, not Mercury. I use a planetarium software 
and check that the picture was take when the ISS was about 40° south. At that
time Mercury set about the same time as the Sun. Mercury had never reached the
Hyades cluster for a year from now. Thanks for your attention, Jose Agustoni Porto Alegre - BRAZIL http://www.astronomos.com.br/zeca

E vejam a resposta deles:


To: 
Subject: En: En:Mercury - Dr. Phillips 

----- Original Message -----
From: Dr. Tony Phillips 
To: José S. A. (Zeca) 
Cc: ; WATSON, CATHERINE E. (CATHY) (JSC-AP131)
(NASA) 
Sent: Wednesday, May 07, 2003 2:26 PM
Subject: Re: En:Mercury

Hi, I'm double-checking this now with my own planetarium program.  Don
Pettit ID'ed the star as Mercury. The V-shaped pattern in the background
does indeed look like the Hyades star cluster, but it could also be a
chance arrangement of "hot pixels" from his digital camera.  I'll try to
get to the bottom of this possible mystery. Thanks!

At 05:21 PM 5/7/2003 +0000, José S. A. (Zeca) wrote:
>Dear Sirs,
>
>the picture below is actualy Aldebaran, not Mercury...
Dr. Phillips disse que estava rechecando os dados e que realmente a forma em "V" das estrelas lembra as Hyades (aglomerado de estrelas que forma a cabeça de Touro) mas que também poderia ser um arranjo casual de "hot pixels" (pontos quentes no sensor da câmera digital).

Depois disso não obtive mais resposta. Ele não quiz reconhecer a mancada e atribuiu ao acaso a presença de pontos na foto. Só que são mais doze pontos coincidindo exatamente com a posição e magnitude das estrelas que compõem a constelação de Touro, seria muito mais fácil acertar na Mega Sena cinqüenta vezes seguidas que obter uma foto que por defeito sumilasse tão bem uma constelação do céu.

Observem atentamente as fotos e mapas acima e tirem as suas conclusões.