Você pode fazer uma analema de uma maneira mais fácil e barata que o produzido com fotografia. O material necessário é bem simples e encontrável em qualquer fundo de garagem: um pedaço de tábua e um espetinho de madeira, daqueles de fazer "churrasquinho de gato", ou um arame duro e reto. Esta peça se chama gnomone (veja a página do "Relógio Solar").
1 - Corte um pedaço de madeira retangular de cerca de 40 cm X 20cm.
2 - Prenda o gnomone próximo a uma extremidade conforme a figura. Ele deve ficar bem vertical e com cerca de 15 a 20 cm de altura.
3 - Procure um lugar que receba Sol durante o ano todo num mesmo horário do dia (meio-dia, por exemplo).
4 - Fixe a tábua orientando o lado mais distante do gnomone para o sul. Sugestão: faça marcas no local para poder retirar a tábua ou coloque-a sempre no mesmo canto de uma lajota, por exemplo.
5 - Pelo meno uma vez por semana (todo domingo, por exemplo) e sempre no mesmo horário (isto é o mais importante, tenha um relógio bem certo) faça uma marca na tábua na posição da extremidade da sombra do gnomone (pode ser um pequeno prego). Durante o horário de verão desconsidere a hora a mais, isto é, faça a marca uma hora após o horário escolhido.
Não importa muito se falhar algum dia (nublado ou por esquecimento), mas repita o processo ao longo de um ano e ao final terás um desenho muito parecido com a famosa foto do analema.
Boa sorte!
Analema feito no chão (pontos amarelos) de uma pré-escola por Michael Kauper.