Dentre as imagens da bela conjunção Lua Vênus do dia 08/09/13 surgiu uma que causou certa polêmica: a Lua por trás do Cristo Redentor. Muitos apressadamente disseram que era uma montagem. Mas eu já conhecia outras imagens semelhantes de outras época, uma famosa tinha a Lua cheia por trás da estátua. Também já havíamos (eu e amigos astrônomos amadores) analisado essa outra imagem e verificado que era factível.
Por isso resolvi fazer a análise da imagem registrada pelo Felipe Gomes, que está abaixo, mesmo sabendo que ela muito provavelmente era verdadeira.
Acima a imagem original, à esquerda um mapa simulando o momento, à direita a superposição.
Azimuth:+264º01'
Altitude:+15º42'
Dai, para saber a distância horizontal onde o fotógrafo se encontrava usei a velha e boa trigonometria: tangente de um ângulo é igual ao cateto oposto dividido pelo cateto adjacente. No caso o cateto oposto é a altura da pedra do Corcovada = 710 m e o ângulo de visada era a altura da lua naquele instante = 15º42'.
Então:
Distância = 710m / tan(15º42') = 2526 m... Dois quilômetros e meio.
Na etapa final, partimos para o mapa do Google, encontramos o Corcovado e traçamos uma linha com o azimute em que se encontrava a Lua naquele instante, prolongando-a para o leste. Sobre essa linha medimos 2,5 km e encontramos um ponto exatamente sobre a rua São Clemente. no Botafogo.
Distância = 710m / tan(15º32') = 2555 m, um erro de 29 metros.