Fiz uma tela Ronchi para testar meu espelho. Usei o método de enrolar dois fios de nylon de 0.25mm juntos numa moldura dupla. Depois desrenrolei um dos fios e colei o outro nas molduras. Com a cola seca, cortei a borda separando as duas molduras e obtive duas telas de Ronchi com 50 linhas por polegada.
Efetuei um teste sem muito rigor colocando a tela Ronchi no porta ocular (com isso testei simultaneamente o primário e o secundário) e apontei o telescópio para uma lâmpada incandescente que situava a 4 quilômetros de distância (não é o ideal mas o tempo estava nublado e sem estrelas para este teste). Colocando a tela na posição intrafoco e extrafoco obtive as duas fotos abaixo que indicam, pelo paralelismo das faixas, que o espelho é bem parabolisado e sem defeitos maiores.
Detalhe importante: existem duas maneiras de efetuar este teste: uma como eu fiz, usando uma "estrela" no "infinito" e outro que usa uma estrela artificial colocada ao lado da tela Ronchi numa bancada de teste. No primeiro caso (estrela no infinito) um espelho parabólico deve apresentar um diagrama de Ronchi com faixas paralelas (como as que eu obtive) mas no segundo caso (tela e estrela juntos) o diagrama da parábola apresenta faixas levemente curvas para fora e o espelho esférico é que apresenta faixas paralelas.
Para facilitar este teste transferi uma das telas para uma latinha de filme fotográfico. Abri uma janela quadrada na tampa da latinha onde colei a tela de uma das molduras (com moldura e tudo, melhor usar cola de silicone) depois de seca a cola cortei os fios descartando a moldura e os fios restantes. Abri o fundo da latinha e assim posso colocar esta "ocular" Ronchi no porta ocular para futuros testes.
Tela Ronchi
Imagem intra-focal
Imagem extra-focal
"Ocular" Ronchi numa latinha de filme
Links interessantes:
Ronchi Index
The Ronchi Test