Muita gente tem a montagem minidob Virtuoso e encontra dificuldade para colocá-la "em estação" para que o seu sistema computadorizado acompanhe o movimento aparente do céu. O manual realmente não é muito claro em alguns pontos, por isso resolvi fazer essas dicas específicas para os observadores do hemisfério sul.
De tudo que está no manual só é preciso fazer o que se segue:
Orientar o tubo na direção norte-sul apontando-o para o sul (fig. 6). Vais precisar de uma bússola corrigindo a declinação magnética, ou saber encontrar o sul pelas estrelas. Para visual e mesmo astrofotografia de curta duração eu faço "no olho", verificando o Cruzeiro do Sul. Também podes usar um mapa do "Google maps", ele é naturalmente orientado nessa direção (norte no topo) e verificando pontos de referência no mapa (uma torre, um prédio, etc.) podes verificar o teu norte.
Feito isso, siga o manual conforme observadores do hemisfério sul:
1 - Para os usuários do hemisfério sul, selecione a latitude local (apontando o tubo para o sul). O utilizador pode rodar o eixo usando o motor ou manualmente (figura 5).
2 - Desligue a alimentação e, em seguida, ligue-a novamente.
3 - Para os usuários do hemisfério sul, coloque seletor em 0 grau (Figura 6).
4 - Pressione simultaneamente "2/b" and "3/c", e a montagem saberá sua localização.
---------------
Feito! Cuide para não esbarrar na base para que não saia da posição. Às vezes é preciso esperar uns minutos para que o motor e as engrenagens eliminem as folgas e o rastreamento comece efetivamente.
Uma dica para fazer uma boa orientação norte-sul é verificar qual estrela está fazendo a passagem meridiana próximo do momento do ajuste da base, desde que esteja a meia altura no céu (no zênite não vai ajudar nada) e apontar o tele para ela. Depois basta prosseguir com as instruções do manual.