É apenas uma forma pomposa de dizer "coloque o laser verde no sentido inverso, da ocular para a objetiva, e aponte o telescópio facilmente".
É um método de apontar o telescópio, dispensando a buscadora ou mesmo um laser externo que exige colimação. Ao passar o laser por dentro da ótica do próprio instrumento, ele já está alinhado com o campo de visão. Uma vez apontado o tele para o objetivo, basta retirar o laser e olhar pela ocular que já está no focalizador. Inclusive é possível passear pelo campo da ocular vendo no céu os limites deste campo. Funciona com lunetas, refletores, binóculos, etc. tendo apenas o cuidado, nos caso dos refletores, de evitar o centro do campo devido à obstrução do secundário.
PS: também experimentei com câmeras reflex com sua lente comum, fazendo o laser passar pelo visor, refletir no espelho e sair pela objetiva e pude ver muito bem os limites do campo de grande abertura que a câmera estava apontando (coisa difícil de saber se ela não tem display destacável que gira e está apontando para o alto do céu).