Esta idéia foi baseada no focalizador "Clement Focuser" que vi na revista Sky & Telescope de julho/2003 - pg. 52.
A animação abaixo mostra apenas um protótipo montado com dois discos de madeira, 9 dobradiças e fita crepe. A fitacrepe será substituída por 12 parafusos e porcas, nos discos será feito um furo central onde se alojará a ocular. Entre os discos será colocada uma sanfona de papel pintado de preto para bloquear a entrada de luz lateral. Esta sanfona de papel é uma dobradura fácil de fazer (mais adiante colocarei o passo-a-passo para os "manetas"). Falta ainda desenvolver o mecanismo micrométrico de ajuste de foco. Já tenho alguma idéia de como fazer - implementarei breve.
Duas grandes vantagens deste tipo de focalizador:
1 - Baixo perfil quando totalmente fechado - o que possibilita posicionar o plano de foco do espelho principal mais próximo da parede do tubo e com isso diminuindo o tamanho do espelho secundário (pois ele estará localizado mais próximo do vértice do cone de luz).
2 - Grande curso de abertura do focalizador - o que possibilita o uso de CCD e máquina fotográfica em foco direto e oculares de curta e longa distância focal sem necessidade de adaptadores e extensores.
A disposição das dobradiças à 120° umas das outras impede que os discos saiam do paralelismo. Para isso as dobradiças não devem apresentar folgas (pode-se eliminar as folgas dando umas marteladas calculadas no eixo das dobradiças). Por enquanto usei dobradiças baratas que vem em cartelas de 4 por R$2,70 e, apesar de apresentarem pequena folga, a montagem me parecereu bastante firme.
Sanfona corta-luz feita de dobradura de papel - deverá ser pintada de preto.
Como fazer o fole
Links: