Nesta foto a metade mais afastada está com a aplicação anti-reflexo.
Observe os orifícios para ventilação do espelho
Orifícios de ventilação do espelho e anel para fechá-los quando o telescópio estiver fora de uso.
O outro tubo com processo semelhante (farinha colada em papel-contact aplicado ao tubo)
A primeira está muito bem demonstrada nos vídeo da página:
http://www.fpi-protostar.com/bgreer/
A diferença de temperatura entre o espelho e o ar circundante gera uma
camada de ar na superfície do espelho com densidade diferente do resto
do volume interno do tubo. Esta camada tende a se mover provocando
distorções e duplicidade na imagem. Vejam que eu falei "temperaturas
diferentes" e não "mais quente" ou "mais frio", pois tanto o espelho
pode estar mais quente como mais frio que o ar circundante e em ambos
os casos se formará esta camada na interface. Este tipo de turbulência
afeta tanto os telescópios de tubo fechado como os "truss tube" embora
neste último a maior ventilação acelere a troca de calor e, conseqüentemente,
reduza o tempo até que o telescópio estabilize.
A outra turbulência é causada pela troca de ar por convecção entre o interior e o exterior do tubo. Esta troca também se deve à "diferença de temperatura". Todas as partes internas do telescópio (espelho, célula, tubo...) carregam a temperatura do local onde estavam armazenadas para o ambiente externo que geralmente está em outra temperatura. Se o telescópio estava mais quente (se mais frio também ocorre porém em menor intensidade) que o exterior forma-se uma corrente de ar quente que sobe pela lateral interna, na linha superior do tubo. Em certas condições isto pode ser visualizado simplesmente observado estrelas a 45° de altura e tapando hora a metade superior da boca do tubo, hora a metade inferior. Nesta última posição percebemos uma piora na imagem pois estamos vendo através desta camada de ar que se desloca subindo pela linha superior do tubo. Nestes casos o tubo "apertado" piora a situação (é o meu caso), podemos usar tubos com maior folga (maior diâmetro) para afastar esta camada de ar da linha de entrada da luz ou simplesmente usar um "truss tube" que praticamente elimina este problema. Uma solução intermediária são os furos que fiz no meu tubo e que também ajudam a minimizar o primeiro tipo de turbulência.
Quanto à turbulência atmosférica, vejam aqui a escala Pickering para avaliá-la.
Visita: