Imagens em 3 dimensões

Volta

Se você já viu aquelas imagens em 3 dimensões daquele livro "Olho Mágico", então já sabe usar a técnica da visão cruzada para formar as imagens em 3D.
Se não, então tente o seguinte: coloque o dedo indicador no meio do caminho entre a tela do monitor e os seus olhos; olhe primeiro para as fotos e a seguir mova o foco para o dedo mas perceba que ao fundo as duas imagens vão se movendo lateralmente. Afastando ou aproximando o dedo dos olhos, perceba que ocorre a superposição das fotos ao fundo. Então, sem mexer os olhos tente focar a imagem (o nosso cérebro tem um mecanismo automático de ajuste de foco que ajusta o mesmo em função do ângulo de visada dos globos oculares, é este mecanismo automático que devemos "desligar" para focar as fotos ao fundo). Para facilitar tente se concentrar em uma referência de fácil visualização na foto, por exemplo, aqueles pinheiros no alto a direita.
Com um pouco de treino você conseguirá fazer o truque sem usar o dedo. Mas se você tentar inúmeras vezes e não conseguir, não fique triste, algumas pessoas não tem esta capacidade, por uma questão genética (talvez porque você seja um mutante ou um alienígena, sei lá?!).

Itaimbézinho Iguaçú Knor Nuvens Itaipú

Canion do Itaimbézinho

(Original em preto e branco.)

Você também pode fazer fotos 3D!

Fotos 3D, também conhecidas como estereoscópicas, são exatamente a reprodução do que os nossos olhos fazem. O que nos dá a visão tridimensional é a separação lateral entre os nossos olhos.
A técnica consiste em fotografar o mesmo objetivo duas vezes, porém, com uma separação lateral entre cada foto. Isto simulará a separação existente entre nossos olhos. Quanto mais afastado o objetivo maior poderá ser esta separação lateral entre fotos, pois isto realçará o efeito estereoscópico. O único problema é que o objetivo deve permanecer imóvel, como paisagens (sem vento), ou mesmo pessoas (solicitando que elas não se movam enquanto não forem batidas as duas fotos).
Procure fotografar cenas que contenham diversos planos para realçar o efeito.

Dúvida? e-mail não clicável - copie num papel!