Assunto: Vênus

Anônimo perguntou:
Caro(a) amigo(a),

Gostaria que você me tirasse uma dúvida: este astro que vemos bem brilhante a cerca de 45 graus logo ao pôr do sol é Vênus ou outro planeta?
Você poderia indicar algum site que nos orientasse a identificar no céu as posições dos planetas ao longo do ano?

Grato,

Antonio.

inotsuga respondeu:
Sim, você acertou! É Vênus!
E mais para norte-nordeste temos Júpiter (bem brilhante) e Saturno (um pouco menos brilhante mais para o norte).
Veja os sites abaixo:
Minha página:
http://zeca.astronomos.com.br
Um software de mapas celestes que mostra todos oa astro visíveis da tua cidade (tem que saber as coordenadas geográficas do lugar) e em tempo real (muito bom, é o que eu uso):
http://www.skymap.com
Tem este também:
http://www.fourmilab.ch/yoursky/

Tem muito mais mas no momento não estou encontrando.

Boa sorte, e volte a perguntar que prometo achar novos links...

inotsuga


Assunto: Viagem pelo tempo"

ludaniel perguntou:
Porque não é possível para o homem viajar pelo tempo?...isso tem alguma coisa a ver com o campo gravitacional terrestre ser baixo em relação aos
outros?
O que aconteceria se um ser humano conseguisse
viajar na velocidade da luz?...isso seria fisiologicamente possível?


inotsuga respondeu:
Veja a resposta que dei para outro inquiridor ontem mesmo:

"Segundo a teoria da relatividade de Einstein, um corpo que atingir a velocidade da luz terá toda sua massa transformada em energia pela famosa fórmula E=mc2. Mas um pouco abaixo desta velocidade, o que ocorre (em teoria) é uma grande compressão do tempo. Pela teoria de Einstein, na velocidade da luz o tempo para. Se viajarmos a metade da velocidade da luz o tempo andará na metade da velocidade normal. É o famoso "paradoxo dos gêmeos": se um deles viajar a uma velocidade muito grande, na volta ele estará mais jovem que seu irmão gêmeo. Este fenômeno já foi observado e medido. Inclusive os satélites de posicionamento global, GPS, tem que levar em consideração este atraso do tempo para seus cálculos."

Não só é possível viajar no tempo como o fazemos todo o tempo (hehehe) sem perceber. Não percebemos porque nossas viagens no tempo são infinitesimais. Um astronauta, que órbita a Terra a grande velocidade, viaja uma fração de segundo para o futuro quando volta para a Terra. E tem um detalhe: só podemos viajar para o futuro, nunca para o passado.

Saudações,

inotsuga


Assunto: ano-luz

Alfie perguntou:
Quais seriam as conseqüências de uma hipotética viagem inter-estelar à velocidade da luz (ou muito próximo dela) sobre o organismo humano e sobre as relações espaço-tempo?

inotsuga respondeu:
Segundo a teoria da relatividade de Einstein, um corpo que atingir a velocidade da luz terá toda sua massa transformada em energia pela famosa fórmula E=mc2. Mas um pouco abaixo desta velocidade, o que ocorre (em teoria) é uma grande compressão do tempo. Pela teoria de Einstein, na velocidade da luz o tempo para. Se viajarmos a metade da velocidade da luz o tempo andará na metade da velocidade normal. É o famoso "paradoxo dos gêmeos": se um deles viajar a uma velocidade muito grande, na volta ele estará mais jovem que seu irmão gêmeo. Este fenômeno já foi observado e medido. Inclusive os satélites de posicionamento global, GPS, tem que levar em consideração este atraso do tempo para seus cálculos.

Abraços,

inotsuga


Assunto: Astro intruso...

Anônimo perguntou:
Certa vez (faz um certo tempo), soube através de uma reportagem que um planeta (ou astro intruso) está se aproximando da Terra, este astro seria composto por outro tipo de matéria (não sei bem se é isso), enfim, gostaria de saber o quê de fato está se aproximando da Terra, do quê teoricamente ele é feito e se possível a distância pelo menos aproximada dele em relação ao nosso planeta e a velocidade de aproximação do mesmo. Por favor, toda informação que vc puder me dispor à respeito disso será muito bem vinda, pois utilizarei para pesquisas referentes à alterações de campos magnéticos influenciados por corpos estranhos.

Grato,

Ricardo Lima

inotsuga respondeu:
Você teria que me especificar que tipo de notícia você leu. Se foi uma notícia de cunho científico, astrológico ou espírita. Já ouvi falar de um tal de "planetóide" noticiado pelos que acreditam no espiritismo (o que não é o meu caso). Na área científica, existem algumas previsões de asteróides que passarão próximo da Terra nos próximos anos. Asteróides são pedaços de rocha que se concentram no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter mas alguns escapam e vagam por outras latitudes do sistema solar.
Veja:
http://www.astronomos.com.br/SkyTelescope/agosto2000/
E veja a notícia 12 desta página:
http://www.astronomos.com.br/SkyTelescope/julho2000/

Abraços,

inotsuga


Assunto: .... (sic)

cindycs perguntou:


Olá... gostaria de saber porque o céu é azul.
Estou participando de um debate sobre biologia no colégio e esta pergunta nao sou respondida.

Obrigada

inotsuga respondeu:
A luz do Sol é branca, isto é, possui todas as cores misturadas. A nossa atmosfera é composta basicamente de Nitrogênio (cerca de 70%), Oxigênio (21%) e outros gases. Acontece que com esta mistura de gases e com a grande espessura da atmosfera a cor que é refletida predominantemente é o azul, assim como a água também é azul numa piscina. Com outra combinação de gases teríamos outra cor no céu. Por exemplo, o céu de Marte é avermelhado.

Abraços,

inotsuga



Assunto: Informação.

thiagoh perguntou:
É verdade que o homem só pisou uma vez a lua ?

inotsuga respondeu:
Não, foram doze "pisadas"... :-)

As naves Apollo 11 até Apollo 17, excluindo a Apollo 13 que teve problemas, foram até a Lua. Cada missão desembarcou dois astronautas na superfície da Lua. Portanto foram doze homens a pisar na Lua.

Abraços,
inotsuga


Assunto: transmissões vindas do espaço

wilson1 perguntou:
por favor,
Li que a NASA tem feito pesquisas com sinais de rádio vindos do espaço exterior. Li também que existe um site onde vc pode se cadastrar para receber estes mesmos sinais e nos momentos ociosos de meu computador, ajudar a decodificá-los; Saberia me dizer qual é este site?

inotsuga respondeu:
O endereço é:
http://setiathome.ssl.berkeley.edu
É o projeto SETI que foi incentivado por vários cientistas entre eles Carl Sagan.

Boa sorte,

inotsuga


Assunto: sistema solar

jbfranca perguntou:
Foi de fato detectado um corpo além de Plutão, o qual foi designado pelo nome Carla?´Este corpo é classificado como planeta? O que se sabe sobre ele?

inotsuga respondeu:
Veja o que foi publicado na revista SKY:
"Normalmente a descoberta de um objeto de magnitude 20 não é causa de muita euforia, mas o achado de 28 de novembro é um caso especial. Se os cálculos preliminares forem aprovados pelas observações, confirmar-se-á que o tamanho do objeto designado 2000 WR106 é semelhante a Ceres, o maior dos asteróide."
O link é:
http://www.astronomos.com.br/SkyTelescope/st_main.html
Vá até a última notícia da página que se abre no endereço acima.

É uma descoberta muito interessante.

Feliz Natal,

inotsuga


Assunto: estrelas

chleopatra perguntou:
Oi! Como vai?
Estava lendo a maneira como vc se "descreve" e achei muito interessante aquilo de nascimento e morte de estrelas. Como é que isso acontece?
Estudo enfermagem e sou bem leiga no assunto, mas acho muito interessante e gostaria de saber mais.
Desde já, muito obrigada!
Ah, e boas festas!

inotsuga respondeu:
Quando olhamos para o céu estrelado a noite podemos achar tudo muito parado. As estrelas sempre iguais e no mesmo lugar. No entanto o universo é bastante dinâmico. Basta olharmos em escalas de tempo e distância adequadas. As estrelas que vemos agora são na sua grande maioria de terceira geração ou de gerações mais altas. O nosso próprio Sol é uma estrela de segunda ou terceira geração. Isto significa que a matéria, gases e poeira interestelar, que formou nosso sistema solar teve origem dentro de outras estrelas mais antigas que explodiram e jogaram no espaço os elementos que, milhares de anos depois, vieram a formar o Sol, planetas, a Terra, os seres vivos e nós mesmos. Isto é o mais fantástico, a matéria de que somos feitos, isto é, os elementos químicos que formam as moléculas do nosso corpo foram formados na fornalha nuclear do centro de algumas estrelas que já morreram.
Bem, isto é muito poético, mas afinal como as estrelas nascem vivem e morrem? Esta é a tua pergunta.
As estrelas nascem no interior de gigantescas nuvens de gás, principalmente o hidrogênio. Por atração gravitacional este gás começa a se agrupar e se comprimir até formar uma grande esfera. Com a grande compressão gravitacional o gás começa a se aquecer muito até que desencadeia uma reação nuclear. Esta reação nuclear, chamada de fusão nuclear, é a junção de dois núcleos de átomos de hidrogênio mais dois nêutrons para formar um núcleo de átomo de hélio (o segundo elemento da tabela periódica). Isto libera grande quantidade de energia (a luz que vemos do Sol, e mais outras formas de energia). Com o passar de milhões ou bilhões de anos o combustível solar (hidrogênio) começa a acabar, a estrela esfria e pode, então, explodir ou seguir para um ciclo seguinte onde queimará o hélio transformando em lítio (o terceiro elemento da tabela). Quando ela chega realmente ao fim da sua vida a estrela explode expelindo parte desta matéria para o espaço. O restante esfria e se torna uma estrela "marrom", isto é, uma estrela quase sem luz e com sua fornalha nuclear apagada.

Era isso. Na verdade tem muito mais coisa que pode acontecer. Como disse, este universo aparentemente estático é na realidade muito dinâmico.

Leia o livro "Cosmos" de Carl Sagan, é um ótimo livro para desvendar estas maravilhas do universo.

Feliz Natal,

inotsuga



Assunto: sistema solar

Anônimo perguntou:
Qual o planeta mais próximo da terra?

inotsuga respondeu:
É o planeta Vênus. No ponto de sua órbita mais próximo da Terra ele fica a menos de 50 milhões de km. Você pode ver Vênus facilmente após o por do Sol, logo acima do local onde o Sol desapareceu. Vênus se parece com uma estrela muito brilhante. De fato é o astro mais brilhante depois do Sol e da Lua.

Feliz Natal e bom Milênio Novo,

inotsuga


Assunto: lua

liapires perguntou:
De onde veio a nossa lua ?

Pergunta feita por minha aluna Gerusa

inotsuga respondeu:
A teoria mais aceita atualmente é a de um impacto gigante de um astro do tamanho aproximado de Marte, que teria arrancado vários fragmentos da Terra (ou o que existia antes). Estes fragmentos teriam se agregado posteriormente formando a Lua. Por isso é que a Lua teria mais silicatos, que estariam mais na superfície do proto-planeta, enquanto a Terra focou com um núcleo de ferro-níquel.
Outras teorias dizem que a Lua teria se formado em outro ponto do sistema solar e posteriormente a Terra a teria capturado.

Feliz Natal e Bom Milênio Novo,

inotsuga


Assunto: lua 2

liapires perguntou:
porque a lua esta cheia de crateras e o nosso planeta não ?

Pergunta feita por minha aluna Gerusa

inotsuga respondeu:
Na verdade o nosso planeta deve ter sofrido muito mais impactos do que a Lua, pois a Terra é maior (tem superfície maior) e sua gravidade maior também deve ter atraído mais corpos errantes.
O grande diferencial é que na Terra ocorreram processos geológicos durante toda sua existência (principalmente no início, quando ela era bem mais quente e os vulcões e derrames de lava cobriam tudo, depois vieram outros processos geológicos tais como chuva, rios, lagos, mares, vento, terremotos, etc.).

Abraços,

inotsuga


Assunto: Teorema de "bode"

phobos perguntou:
Há algum tempo, fiquei sabendo de um teorema matemático que dá com exatidão a órbita de todos os planetas do sistema solar, e ainda prevê um planeta no local onde há um cinturão de meteoros... Poderia me dizer que teorema é esse? Qual sua fórmula?

inotsuga respondeu:
O título da sua pergunta responde a primeira indagação: é a Lei de Bode (não é teorema).
Bode foi um astrônomo alemão que viveu entre 1747 e 1826.
Sua lei, também chamada de Lei Titius-Bode, é a seguinte:
Escreva a seqüência de números:
0, 3, 6, 12, 24, 48, etc.
Some 4 a cada um deles e divida por 10, teremos:
0.4, 0.7, 1.0, 1.6, 2.8, 5.2, etc.
Estas são as distâncias dos planetas em Unidades Astronômicas (1 UA= distância da Terra até o Sol = 150 milhões de km). A lei é bem precisa até Urano (que ainda não havia sido descoberto naquela época) e prevê um planeta na posição do cinturão de asteróides em 2.8 UA.

Feliz Natal e bom Novo Milênio,

inotsuga


Assunto: calendário

dsimoes perguntou:
gostaria de saber como acho os feriados de páscoa e carnaval, pois sei que é algo relacionado com astronomia
Grato


inotsuga respondeu:
A Páscoa e o Carnaval são datas determinadas pela fase da Lua. 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas vem o Domingo de Ramos que antecede a Sexta-feira de Páscoa. Para calcular estas datas existe uma fórmula um pouco complicada. Veja o site do Departamento de Astronomia da USP:
http://astro.if.ufrgs.br/pascoa.htm

Bons cálculos,

inotsuga


Assunto: Novos planetas

ozzie perguntou:
Olá,
ouvi falar que recentemente descobrirão três novos planetas se aproximando de nosso sistema solar, é verdade? E, se for, existem possibilidades de serem habitáveis ou habitados? Obrigado..

inotsuga respondeu:
Não seria se aproximando, mas próximos da Terra. Só que em astronomia próximo pode significar algumas dezenas de anos-luz, ou seja trilhões de quilômetros. De qualquer forma, possibilidade de ser habitável ou habitado sempre existe. Mas falando em chance de ser habitável ou habitado, esta é muito pequena. Assim como os demais planetas do Sistema Solar, onde temos pelo menos duas chances de planetas que tem ou já tiveram vida que são Marte e Europa, uma lua de Júpiter. Talvez Titã,lua de Saturno, também tenha um tênue possibilidade.
Quanto a estes novos planetas, teríamos que saber em qual ambiente eles estão, temperatura média, presença de água, etc., para poder dizer se existe alguma possibilidade de vida.

Saudações,

inotsuga


Assunto: nada

Cansado perguntou:
Eu sei que a pergunta e meio..., bom não sei descrever, só sei que ela não tem resposta, mas fico curioso para saber a sua opinião.
As vezes penso no NADA, como seria se nos não existíssemos. A tv sempre trata o universo como algo infinito... sei lá, algo assim, será que ele e infinito mesmo.
Tenho varias perguntas sem respostas e sei que ninguém conseguira me responde mas gostaria de saber sua opinião sobre :

você já imaginou o NADA ? de que cor ele e pra você ? por que ?

o que e o universo ? como você o vê ? (resposta simples, do seu ponto de vista)


inotsuga respondeu:
O nada é preto. :-)
Isso mesmo, o nada é a escuridão total. Nada para emitir luz e nada para refletir luz.
Por outro lado, o universo que conhecemos é finito mas pode estar se expandindo infinitamente ou não. Ele poderá para de expandir um dia e voltar a se contrair. Então ele terá atingido um tamanho muito grande porém finito. Mas para complicar a coisa, pode ser que existam outros universos em expansão muito alem da fronteira do nosso universo. Já recomendei para outros perguntadores do SabeSabe o livro "A Origem do Universo" de John Barrow. Ele levanta todas estas questões e dá as diversas alternativas.
Saudações,
inotsuga


Assunto: origem da vida e do universo

lucasanhezini perguntou:
caro inotsuga, gostaria de saber qual a origem,
na sua opinião, primeiramente, e na opinião dos
maiores especialistas da área, sobre qual é a
origem tanto do universo, criação da Terra, e
posterior aparecimento da vida na Terra!


inotsuga respondeu:
Na minha opinião, deve ter ocorrido o Big Bang na origem do universo atual. Não sabemos se este universo não é apenas um dentre infinitos ciclos de explosões/contrações ou se é o único universo gerado. Pode haver outros universos em situações semelhantes.
A Terra foi formada muito tempo depois com a matéria resultante de explosões de estrelas mais antigas que o nosso Sol. Por isso é que existem tantos elementos químicos aqui. Todos os elementos químicos, excluindo o hidrogênio, foram formados no interior destas estrelas mais antigas e ao fim da vida delas estes elementos foram jogados ao espaço. Apos algum tempo (milhões, talvez bilhões de anos) esta gigantesca nuvem se condensou e formou o sistema solar e os planetas. Dai vem uma grande conclusão, a matéria de que somos feitos foi originada no interior de estrelas. Somos feitos de poeira de estrelas.
Enfim, a vida surgiu na Terra apos alguns bilhões de anos através de combinações de elementos químicos como carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio com o auxilio de calor, água, descargas elétricas (raios) e possivelmente alguma contribuição de moléculas extraterrestres.
Estas teorias não são minhas, são de renomados cientistas, mas são as que acho mais rasoáveis.
Sobre a origem do universo tem um ótimo livro, "A Origem do Universo" de John Barrow. E outro excelente livro é "Cosmos" de Carl Sagan.

Boa leitura,
inotsuga


Assunto: Finitude do Universo

Anônimo perguntou:
Com relação à Teria do Big Bang, existe a alusão de que o universo está em constante expansão, assim sendo, ele chegará a um ponto limite de expansão e novamente irá se contrair, retornando ao seu estágio inicial para repetir o seu ciclo. Através dessa concepção, pode-se notar que ele _ o universo _ é tido como finito. Existe alguma teoria ou alguma explicação para o que há por fora dele?

inotsuga respondeu:
Há várias teorias. Mas primeiro ainda é preciso definir se o universo é realmente fechado ou aberto. Isto é, ele expandirá para sempre ou voltará a contrair. De qualquer forma o que existe além deste universo que conhecemos são meras especulações. Um bom livro que trata de todas estas teorias é "A Origem do Universo" de John Barrow.

Boa leitura,
inotsuga


Assunto: anos luz

Quirk perguntou:

O que significa exatamente o termo " Ano-Luz" e qual a relação com as distâncias entre os corpos celestes ?

inotsuga respondeu:
Ano-luz é uma medida de distância que equivale à distância percorrida pela luz no vácuo no período de um ano.
Para calcular quanto vale em quilômetros basta fazer a conta:
300000 (km/s = a velocidade da luz) x número de segundos em um ano.

onde
número de segundo em um ano = 365 (dias de cada ano) x 24 (horas de cada dia) x 60 (minutos de cada hora) x 60 (segundos de cada minuto)

calculando tudo temos:
1 ano-luz = 9460800000000 km ou 9,46 trilhões de km.

Para ter uma idéia a estrela mais próxima da Terra está a 4,3 anos-luz de distância. Fica bem mais prático usar anos-luz do que km para estas distâncias astronômica.

Saudações,
inotsuga


Assunto: estrelas

Anônimo perguntou:
O que são as estrelas? brilham por que? e a que distância se encontram da terra?

inotsuga respondeu:
Estrelas são grandes massas de gases (principalmente hidrogênio). Devido ao seu grande tamanho, estes gases são comprimidos por uma força gravitacional enorme que provoca o aquecimento do seu interior a valores tão altos de temperatura que se inicia o processo de fusão nuclear. A matéria original das estrelas é o hidrogênio. Com a fusão nuclear dois núcleos de átomos de hidrogênio de fundem em um núcleo de átomo de hélio. Este processo gera enorme quantidade de energia e luz. Por isso elas brilham.
Na verdade as estrelas, dependendo do seu tamanho inicial, passam por várias etapas de queima do seu combustível: primeiro queimam o hidrogênio gerando hélio, depois queimam o hélio gerando Lítio, e assim por diante passando por vários elementos da tabela periódica. Os elementos químicos do nosso corpo foram gerados no interior de estrelas que já morreram a bilhões de anos!!!
A distância das estrelas visíveis a olho nu daqui da Terra vai de 4,3 anos-luz (multiplique por 300000km/s x 60 segundos x 60 minutos x 24 horas x 365 dias para obter a distância em km), até alguns milhares de anos luz. Mas existem estrelas em todo Universo, portanto, até pelo menos 12 bilhões de anos-luz de distância!!! Mas existe uma estrela bem mais próxima que é o nosso Sol, a apenas 8 minutos-luz, isto é, 149 milhões de km.

Saudações,

inotsuga


Assunto: sistemas solares.

uba perguntou:
olá, como leigo no assunto e interessado na matéria, gostaria de perguntar:qual o nome do 1º satélite artificial colocado em órbita,país e ano que foi lançado?

-qual é o nome dos dois satélites de Netuno e qual a distância deles para o planeta?


-quanto tempo levaria um objeto que estivesse na velocidade da luz, para percorrer toda a galáxia de Andrômeda( de ponta a ponta), e qual a distância dessa galáxia da Terra?


inotsuga respondeu:
Hei, isto está parecendo mais um teste... ;-)

1 - O primeiro satélite artificial da Terra foi o Sputnik 1, lançado pela antiga União Soviética em 1957. Tinha a forma de uma esfera com 4 antenas inclinadas e só emitia beeps para estações de rastreamento em terra.

2 - Netuno tem 8 luas conhecidas. As duas maiores são Triton a 355.000 km e Proteus a 118.000 km de Netuno. No entanto a lua Nereid, que é um pouco menor que Proteus foi descoberta antes desta pois está mais afastada de Netuno (5.509.00 km), e portanto mais visível. Veja mais informações no ótimo site: http://seds.lpl.arizona.edu/nineplanets/nineplanets/nineplanets.html

3 - Supondo que um objeto pudesse alcançar esta velocidade: a Galáxia de Andrômeda tem aproximadamente o dobro do diâmetro da nossa Via Láctea, isto é, 200.000 anos-luz (este seria o tempo para percorrê-la de ponta a ponta na velocidade da luz) e está situada a 1.840.000 anos-luz daqui. Apesar disto é a galáxia espiral mais, próxima. É visível com dificuldade a olho nu, mais facilmente com um binóculo. Esta época do ano ela ainda pode ser vista na direção norte.

Obrigado e volte sempre,

inotsuga


Assunto: Limites do universo.

sumit perguntou:
Há muito uma dúvida me atormenta: o que existiria além dos limites do universo,
uma vez que é inconcebível para nós imaginar o universo sem fim físico?
Em outras palavras: uma vez que se possa imaginar que o universo tem um
fim, por se tratar de matéria, o que existiria a partir daí? Loucura, não?!?


inotsuga respondeu:
Não é loucura não. É uma grande incógnita realmente. Podemos imaginar que existam vários "universos"... Ou será que só existe o nosso? Se só existir o nosso universo, então além dos limites dele é o vazio...
Um livro muito bom sobre o assunto é "A Origem do Universo" de John Barrow. O seu texto é razoavelmente fácil e mostra diversas teorias a respeito da origem e do destino do universo.

Boa leitura,

inotsuga


Assunto: TELESCÓPIOS E FOTOGRAFIA

DIVE perguntou:
GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM LIVRO OU CURSO
SOBRE COMO CONSTRUIR TELESCÓPIO CASEIRO E SOBRE COMO TIRAR FOTOGRAFIAS DOS ASTROS.POR FAVOR
ME DE OS NOMES, E ONDE POSSO ECONTRAR OS LIVROS
E OS CURSOS.OBRIGADO.UM ABRAÇO.

inotsuga respondeu:
Um site ótimo sobre astrofotografia é o site do Diniz:
http://www.geocities.com/dinizfam/plataforma.html

Outros site com muitas dicas:
SBAA - Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia
http://www.fortalnet.com.br/sbaa/

Tudo para Astronomia
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/3505/telescop.htm

Telescópio - Home Page de Alberto Silva Betzler
http://www.geocities.com/alberto_betzler/

ASTRONOMIA & ASTRONÁUTICA - RONALDO ROGÉRIO DE FREITAS MOURÃO
http://www.ronaldomourao.com/

Telescópio - OPTOVAC - Astronomia
http://www.optovac.com.br/Astronomia.htm

C Jacques
http://web.horizontes.com.br/~cjacques

Telescopes
http://opticmall.com/telescope/Telescopes.html

Meade
http://www.meade.com/

indxTele
http://www.oriontel.com/indxTele.html

Telescópios do Weber (de quem comprei recentemente um espelho 180mm f/6.5
http://members.nbci.com/wara57/

Sky Probe
http://www.robotics.com/skyprobe/

Boa diversão... :-)

inotsuga



Assunto: Distância entre os astros

lenda3 perguntou:
Gostaria de saber como é medida a distância entre astros; por exemplo, sendo o sol tão quente, e portanto impossível de se enviar qualquer sonda até lá, como se pode saber a distância entre a Terra e o sol?

inotsuga respondeu:
Desculpe a demora, eu estou viajando...

Existem vários métodos de medição de grandes distâncias sem que tenhamos que ir até o outro lado.
O mais simples é a chamada triangulação: conhecendo comprimento de um lado de um triângulo (distância entre duas cidades, por exemplo) e os ângulos de visada para o objeto distante, usando trigonometria calculamos facilmente a distância.

Para a astronomia existem vários outros métodos. Para grandes distâncias (grandes em astronomia é grande mesmo, entre galáxias) existe um método comparativo do brilhos de certas estrelas peculiares que tem uma luminosidade conhecida e portanto quanto mais fracas mais distantes estão.
Hoje em dia se usa muito o radar e a radio astronomia, calculando o tempo que uma onda de radar leva para ir e voltar de um astro no sistema solar.
Usando alguns destes métodos para calcular a distância até planetas próximos podemos chegar a calcular a distância até o Sol.

Obrigado e até mais,

inotsuga


Assunto: Buracos negros

evertoncas perguntou:
Qual a definição de buraco negro?
Para onde, supostamente, vai tanta quantidade de energia absorvida por eles?

inotsuga respondeu:
Quando uma estrela gigante, com massa pelo menos 10 vezes maior que a do Sol morre, isto é, consome todo o seu material, ela começa a se contrair pois cessa a pressão interna. Como a quantidade de massa é muito grande, ela começa a se esmagar e reduzir o seu diâmetro velozmente. Chega um ponto em que a densidade é tão grande que a gravidade resultante impede que a luz saia de dentro dela (a luz, apesar de ser uma forma de energia eletromagnética, também é atraída pela gravidade, vide Einstein e lentes gravitacionais.) Portanto a energia fica acumulada dentro do buraco negro contribuindo para aumentar a sua massa.

Grato,

inotsuga


Assunto: rotação da terra e estações do ano

jcnr perguntou:
O que é o eixo de rotação da Terra e qual o ângulo que forma com o equador terrestre e com o plano orbital?

inotsuga respondeu:
Eixo de rotação da Terra é uma linha imaginária que passa pelos pólos e em torno da qual a Terra gira, tendo como resultado o dia e a noite. Este eixo é perpendicular (está a 90 graus) com o plano da linha do equador.
Agora, em relação ao plano da órbita da Terra em torno do Sol, este eixo está inclinado 23,45 graus. E isto provoca as estações do ano.

OK?

Tchau,

inotsuga



Assunto: 2em1

RTH perguntou:
A quantos anos-luz está a estrela 18 do escorpião do sistema solar?

Qual o planeta com condições de abrigar a vida mais próximo do sistema solar e qual a sua distância do nosso sol?

inotsuga respondeu:
Que perguntinha difícil...
No momento estou viajando, mas assim que chegar em casa vou pesquisar a distância da estrela 18 de Escorpião.
Quanto ao planeta com condições de abrigar vida fora do sistema solar, depende de muita coisa. Até agora os astrônomos só detectaram a presença de planetas em torno de estrelas a algumas dezenas de anos-luz, mas é muito difícil, se não impossível, dizer se eles tem condições de abrigar vida.
Recomendo o livro "Cosmos" de Carl Sagan onde ele analisa esta questão.

Grato,

inotsuga

inotsuga enviou esclarecimento :
Ainda fico devendo a distância da estrela 18 de Escorpião, mas dá uma olhada no site abaixo, sobre planetas em outras estrelas:
http://seds.lpl.arizona.edu/nineplanets/nineplanets/other.html

Até mais,
inotsuga


Assunto: Astrônomo amador

BK perguntou:
Me interesso por Astronomia há muito tempo e gostaria de saber como me tornar um verdadeiro astrônomo amador, que equipamentos são necessários para um bom começo, quanto em média irei gastar, livros indicados e se é aconselhável algum curso que não seja o superior e, se este for imprescindível, quais universidades oferecem o curso no Brasil.

inotsuga respondeu:
Se tu te interessas por astronomia há muito tempo podemos dizer que tu já és um astrônomo amador. :-)
Sem brincadeira, o equipamento básico são os próprios olhos. Com um mapa celeste razoável já podemos identificar a maioria das constelações, planetas, algumas nebulosas, aglomerados estelares e até galáxias (as Nuvens de Magalhães são galáxias visíveis a olho nu no hemisfério sul.
O segundo passo é comprar um bom binóculo. Eles são práticos pois tem ótima luminosidade e pequeno aumento (o que facilita a busca e evita vibrações). Um 7x50 já está bom.
Não saberia te indicar livros específicos. Procura em uma boa livraria que com certeza encontrarás. Recomendo fortemente o livro "Cosmos" de Carl Sagan como uma grande inspiração para conhecer melhor as maravilhas do espaço.
Até aqui teus gastos não passarão de R$100,00 e já terás muito prazer.
O mais importante já tens que é o interesse pelo assunto.

Boa sorte,

inotsuga



Assunto: Céu

tkafa perguntou:
Porque houve o BigBang?

inotsuga respondeu:
Esta é a pergunta que todo astrofísico se faz. A ciência consegue explicar, com as leis da física conhecidas até hoje, tudo que ocorreu, voltando no passado, até uma fração de segundo após o Big Bang. Antes desta fração de segundo ainda é um mistério cheio de especulações.
É só o que posso te responder sem entrar na área da "chutação".

Grato,

inotsuga


Assunto: Céu

humbebeto perguntou:
Caro Colega,

Tenho uma dúvida, em dia ensolarado ( Sem nuvens ) o céu tem uma cor azul mais escura ao olharmos pra cima e a medida que olhamos próximo a linha do horizonte o azul fica mais claro...porque isso ocorre ? Outra coisa.... é possível definir a distância em km ao olharmos a linha do horizonte ? em dias ensolarados vejo nuvens cirrus bem próximo da LH...isso ajuda na hora de se definir a distância ?

Obrigado !!

Humberto
Obrigado

inotsuga respondeu:
Acontecem duas coisas para explicar este fenômeno.
Primeiro, ao olharmos na vertical temos uma espessura mínima da atmosfera e portanto a atmosfera é mais "transparente" que quando olhamos na horizontal. Outra coisa que acontece é que nas camadas inferiores da atmosfera temos mais umidade e mais poluição que a torna mais nebulosa.

E sim, é possível estimarmos a distância de objetos (nuvens, aviões, etc.) próximos a linha do horizonte. Mas precisa de um pouco de matemática:
Por exemplo: Chutando que seja possível ver um avião voando a 10000 metros de altura próximo a linha do horizonte. O raio da Terra é cerca de 6000 km. Então temos dois lados de um triângulo retângulo:
Um cateto maior (c1) que é o raio da Terra = 6000 km
E a hipotenusa (h) que é a soma do raio da Terra com a altura do avião = 6010 km.
Usando Pitágoras temos o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos:
h*h=c1*c1+c2*c2
resolvendo para c2:
c2= 347 km
É um chute razoável levando em consideração que fosse possível ver o avião.
O mesmo vale para nuvens, só que temos que estimas a altitude delas. Para cirrus podemos usar cerca de 10 km de altura.

Se ficou complicado pode me pedir mais detalhes.

Grato,

inotsuga


Assunto: céu

heman perguntou:
porque o céu é azul?

inotsuga respondeu:
Hei! Já vi esta pergunta ser feita várias vezes.
A luz do Sol é branca, isto é, possui todas as cores misturadas. A nossa atmosfera é composta basicamente de Nitrogênio (cerca de 70%), Oxigênio (21%) e outros gases. Acontece que com esta mistura de gases e com a grande espessura da atmosfera, a cor que é refletida predominantemente é o azul. Com outra combinação de gases teríamos outra cor no céu. Por exemplo, o céu de Marte é avermelhado.

Grato,

inotsuga


Assunto: UNIVERSO

NAMEK perguntou:
PRECISO DO MAPA DO SISTEMA SOLAR URGENTE PLEASE!

inotsuga respondeu:
Você não especificou bem o que seria um mapa do sistema solar. Seria uma vista por cima do sistema solar? Ou uma carta celeste?
De qualquer forma aqui vai:

The Nine Planets
http://seds.lpl.arizona.edu/nineplanets/nineplanets/overview.html

Vários links:
http://www.vendian.org/mncharity/dir3/solarsystem/

Sistema Solar mais simples:
http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Solar/action?sys=-Sf

Divirta-se,

inotsuga


Assunto: universo

jgggr perguntou:
sabe-se hj que o universo está em expansão. pergunto: o movimento de expansão é acelerado?
há possibilidade de a expansão parar e a forca gravitacional contrair td de novo para um mesmo ponto? se houver, quer dizer então que pode haver outro big bang e começar td novamente?
pelos conhecimentos atuais é possível saber onde ocorreu a explosão? onde?
obrigado desde já!

inotsuga respondeu:
Caro jgggr,

esta era uma questão muito discutida até recentemente. Para que houvesse uma desaceleração seria necessário que houvesse uma quantidade de massa total no universo cuja atração gravitacional freasse esta expansão. É o mesmo fenômeno da velocidade de escape da gravidade de um planeta.
Recentes descobertas indicam que existe muita matéria escura, além da matéria visível (estrelas e nebulosas). Assim chegamos a conclusão que o universo é fechado, isto é, um dia ele vai parar de expandir e reverterá o movimento caindo para seu centro novamente. O centro do universo é difícil de determinar pois não temos a visão de todo universo. Existem especulações mas não sei dizer onde seria (vou pesquisar o assunto). Sei que ocorrerá uma grande implosão mas o que vem depois é mera especulação, assim como é especulação o que era o universo antes de uma fração de segunda após o big bang.

Grato e volte sempre,

inotsuga


Assunto: Binóculo

cacalo perguntou:
Olá,
Pode me explicar por que um dos melhores tipos de binóculos para observação amadorística é de 8X50?
gratias


inotsuga respondeu:
Em primeiro lugar, o binóculo é o melhor instrumento para o principiante pois com seu baixo aumento (leia-se pouca vibração), grande abertura (leia-se boa luminosidade), e grande campo de visão, proporciona grande satisfação para o novato. Isto é fundamental para que desperte o interesse de pessoas leigas facilitando o conhecimento dos principais astros e estruturas celestes.

No caso do binóculo 8x50 temos:

8 é o valor da aproximação (ou aumento como dizem os leigos), isto é, se estiveres observando um objeto a 8 km, verás como se estivesse a 1 km. A aproximação não deve ser grande para evitar problemas de imagem tremida. Mesmo assim é recomendável apoiar o binóculo para uma observação mais confortável. E aumento não é o mais importante num instrumento e sim a sua luminosidade e qualidade óptica.

50 é a abertura ou diâmetro da objetiva em milímetros e está relacionada com a quantidade de luz que o binóculo captará e a resolução da imagem (isto é, a capacidade de distinguir ou separar dois pontos muito próximos). Esta é uma boa abertura. Aberturas maiores implicam em lentes mais caras e aberturas menores, pouca luminosidade.

Grato pela pergunta e bom proveito com seu binóculo,

inotsuga


Assunto: Vórtice

klatu perguntou:
Olá! O que são Quasares?

inotsuga respondeu:
A palavra quasar significa objetos quase estelares. Na verdade são as mais poderosas fontes de energia que se conhece no Universo. Os astrônomos acreditam (ainda não há consenso) que os quasares se formam quando buracos negros enormes no centro de galáxias se alimentam da matéria circundante (estrelas inteiras e poeira interestelar). Quando esta matéria cai no interior do buraco negro este emite radiação (inclusive na faixa visível). Esta radiação é tão intensa que podemos avistar quasares, com telescópios, à bilhões de anos luz de distância. Quando o buraco negro consome toda a matéria ao seu redor o quasar se apaga, a não ser que outra galáxia desavisada passe por perto. :-)
Veja algumas fotos:
Do Hubble: http://oposite.stsci.edu/pubinfo/PR/96/35.html
Nasa: http://science.nasa.gov/newhome/headlines/ast24nov99%5F1.htm

Sempre as ordens,

inotsuga


Assunto: Analema

cacalo perguntou:
Caro,
Como posso fazer uma foto do sol fazendo a figura Analema. Moro -21 lat. e -41 long. ?
Obrigado.


inotsuga respondeu:
Analema é a figura traçada pelo Sol no céu ao longo do ano numa determinada hora. Por exemplo, se todos os dias tirarmos uma foto do Sol no mesmo horário e com a câmera apontada na mesma direção obteremos uma figura chamada analema. Esta figura tem a forma de um 8 alongado no sentido norte/sul.
No endereço a seguir você poderá ver uma "foto" do analema:
http://www.skypub.com/spc/staff/dic.html

Como obter tal foto?
A idéia é simples porem a execução de tal tarefa requer alguns cuidados.

A idéia: Se fotografarmos o Sol, digamos uma vez a cada 2 semanas mas sempre na mesma hora (com a máxima precisão, isto é importante!), durante todo o ano, veremos que conforme passam as estações o Sol se deslocará na direção norte/sul. O melhor horário seria entre as 8:00 e 10:00 ou entre 14:00 e 16:00, para ter o Sol não muito alto no horizonte. Se fizermos uma superposição de todas estas fotos teremos o tal analema.

A execução: a forma mais fácil de executar é tirando uma foto a cada duas semanas. Assim teremos cerca de 26 fotos ao fim de um ano. Mas devemos tirar estas fotos sempre do mesmo lugar (com a máxima precisão, exemplo: marcar o local no solo e colocar a câmera fotográfica sempre na mesma altura.). Também é necessário que nesta foto apareça uma referência fixa (exemplo: uma torre, um telhado, etc. não use árvores como referência pois elas crescem e eventualmente são cortadas). Após ter as 26 fotos, você deve fazer a superposição delas usando esta referência terrestre para efetuar o casamento. Isto pode ser feito usando um scanner e um programa de computador editor de imagens, ou um processo fotográfico também serve.

A razão do Sol executar tal figura não caberia aqui, porém se quiseres pode fazer uma nova pergunta sobre isto.

Boa sorte e qualquer dúvida me escreva,

inotsuga