Um outro tipo de relógio solar bem fácil de fazer (tipo 2 neurônios) e baratíssimo (menos de R$1,00) é utilizando uma garrafa plástica (PET) transparente, um pedaço de barbante e uma tirinha de papel. A vantagem deste tipo de relógio é que ele funciona em qualquer parte do globo terrestre, ao contrário do outro relógio solar que mostro na minha página que só funciona corretamente num determinado local cuja latitude e longitude são necessárias para seu cálculo.
Construção:
1 - Pegue uma garrafa que seja transparente (as coloridas prejudicam um pouco o funcionamento do relógio) e lisa (Pepsi, água mineral, Sukita, etc.; as que são estampadas como a da Coca-Cola não servem) e retire o rótulo.
2 - Com uma fita métrica ou usando um barbante meça a circunferência desta garrafa.
3 - Divida o valor desta medida por 24 (uma volta inteira = 24 horas), vamos chamar este valor de "H".
4 - Pegue uma tira de papel com uns dois dedos de largura (3 a 4 cm) e comprimento igual a metade da circunferência da garrafa mais 1 cm.
5 - Marque nesta tira 13 marcas espaçadas com a medida "H" entre si e escreva os números de 6 à 18 sobre as marcas começando pela direita, isto é, na ordem inversa. (Clique na figura ao lado para obter um desenho pronto para imprimir.)
6 - Usando uma fita adesiva, cole esta tira de papel no meio da garrafa com as marcas voltadas para dentro conforme a figura.
7 - Usando um prego aquecido no fogo ou uma furadeira com broca de 1mm, faça um furo bem no centro do fundo da garrafa e outro furo bem no meio da tampa da garrafa. Atenção: crianças devem pedir que um adulto faça esta etapa.
8 - Passe um barbante pelo furo do fundo da garrafa até a sua ponta sair pelo gargalo. Dê um nó na ponta que ficou sobrando para que o barbante não corra para dentro da garrafa. Passe a outra ponta, que saiu pelo gargalo, pelo furo da tampa e atarrache a tampa.
9 - Estique bem o barbante e de um nó bem junto a tampa. Abra um pouco a tampa para esticar bem o barbante.
10 - Hei! Está pronto seu relógio solar feito com garrafa. Fácil não é?.
Instalação:
Não é preciso dizer que o relógio solar de garrafa deve ser instalado num local que receba luz direta do Sol a maior parte do dia (se possível todo o dia).
Para a correta instalação é necessário conhecer duas coisas: a latitude do local e a direção norte/sul. Para saber a primeira, consulte um mapa ou outras fontes (na internet existem várias fontes, se não encontrar pode me mandar um e-mail dizendo qual é a sua cidade que eu lhe envio a resposta.). Para saber a direção norte/sul podes usar uma bússola ou, consultando um mapa da cidade, veja a orientação da sua rua com um transferidor. Veja aqui um método prático de achar a orientação norte-sul.
De posse destes dois dados, coloque a garrafa com seu corpo inclinado em relação ao chão de tantos graus quantos forem a sua latitude (faça uma base para apoiar a garrafa, use sua imaginação). Exemplo: Porto Alegre está na latitude 30 então a garrafa deve fazer 30 graus com o chão. A seguir oriente a parte mais alta da garrafa para o sul (se estiveres abaixo da linha do equador, que é a maior parte do Brasil, caso contrário aponte para o norte). Exemplos extremos: para o pessoal que mora na linha do equador (alo Amapá!) basta colocar a garrafa deitada no chão e para os piguins e ursos polares que moram nos polos basta colocar a garrafa em pé. Após orientar a garrafa no sentido norte-sul, usando um relógio comum e que esteja certo, gire a garrafa em torno do seu eixo (o barbante) para que a sombra dele caia na hora correta.
Está pronto o seu relógio solar de garrafa... Oops! Um pequeno detalhe, verifique se a seqüência dos números das horas está crescendo da direita para a esquerda de quem olha a garrafa de cima, caso contrário inverta a posição da garrafa ou descole a tira de papel e cole no sentido correto (para o hemisfério norte os números crescem da esquerda para a direita). Feito! Não mexa mais na garrafa, use cola, prego, fita, cimento, o que for necessário para que a garrafa permaneça nesta posição e assim terás um relógio funcionando durante todo o ano nos dias ensolarados sem precisar dar corda nem trocar as pilhas. Dica: faça marcas com esta orientação no local onde ficará instalado o relógio, assim poderás retirá-lo e colocá-lo de volta sempre que o quizer.
No desenho da escala em anexo vemos um pequeno gráfico com uma linha sinuosa, é o gráfico da "Equação do Tempo". Para maiores explicações sobre isto veja a página sobre o analema.
P.S.: no verão de 1999/2000 eu fiz um protótipo com uma garrafa de água mineral de 600 ml e levava todos os dias para a praia, fazia um montinho de areia e colocava o reloginho para funcionar. Foi um sucesso mas tinha que cuidar para que as pessoas distraídas não chutassem o relógio.
Veja também este endereço com belas fotos e um software fantástico:
Veja um relógio solar diferente feito pelo Carlos Henke, um amigo.
Endereço com "coisas solares" muito malucas de um italiano: Nonvedolora.
Visita: