Método "Drift"

Para Colocar Plataformas e Montagens Equatoriais em Estação


Para que uma plataforma equatorial ou um telescópio com montagem equatorial funcionem corretamente eles devem ser colocados em estação, isto é, com seu eixo polar apontado para o polo sul celeste, que aqui no hemisfério sul está acima do horizonte sul. Ao contrário dos nossos colegas do hemisfério norte, nós não temos uma estrela polar fácil e para apontarmos no eixo polar para o polo sul celeste (doravante PSC) temos que usar algum método mais elaborado (na página onde mostro como construir uma plataforma equatorial coloquei o método com bússola e fio de prumo). Aqui vou apresentar o "método drift" de uma forma interativa, como se você estivesse realmente no campo ajustando sua plataforma.

Antes de começar a fazer o ajuste você tem que colocar uma luneta no lugar da máquina fotográfica da sua plataforma equatorial. Se você está ajustando um telescópio com montagem equatorial basta usar o próprio telescópio para mirar as estrelas que auxiliarão o ajuste. No mapa abaixo as estrelas auxiliares estão na cor amarela. Uma delas tem que estar próxima da direção leste e outra quase no zênite (próxima do equador celeste), para simplificar neste mapa usei estrelas mais próxima ao PSC.

No "método drift" você observa o movimento da estrela de referência em relação ao movimento da plataforma (ou telescópio). Olhando para uma estrela no leste, se a estrela desviar para o norte o polo esta para baixo, se desviar para sul esta para cima. Usando outra estrela no zênite, verifique o movimento relativo. Se a estrela desviar para o norte você estara à esquerda do polo, se for para o sul você estará à direita.
Na figura abaixo, use o Cruzeiro do Sul para achar a posição aproximada do polo sul celeste e clique no mapa.
A partir daí siga navegando pelas páginas que descrevem o método. Boa sorte!



1